Postagem extra - Modelo OSI, Modelo TCP/IP e Comparação entre eles;



Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Ambos são baseados em conceito de pilha de protocolos independentes e a funcionalidade das camadas é muito semelhante. Mas apesar de terem semelhanças fundamentais, os modelos são muito diferentes.

Três conceitos são centrais no modelo OSI: 1. Serviços 2. Interfaces 3. Protocolos. O modelo OSI faz uma explícita distinção entre conceitos básicos. As camadas inferiores fornecem alguns serviços para as superiores. 

O modelo TCP /IP originalmente não faz esta clara distinção entre serviço, interface e protocolo. Por esta razão, os protocolos OSI são melhor escondidos do que no TCP/IP e tem maior adaptabilidade para mudanças de tecnologia. 

O modelo de referência OSI foi criado antes da invenção dos protocolos. Desta forma ele não foi formado sobre um conjunto particular de protocolos, o que faz ele ser bem geral.

Com o TCP/IP aconteceu o contrário: os protocolos vieram primeiro, e o modelo foi apenas uma descrição dos protocolos existentes. Por isso não houve problema com os protocolos tendo que se adaptar ao modelo, eles se encaixam perfeitamente. O problema é que nem toda pilha de protocolo se encaixa no modelo. Consequentemente, não podia ser utilizado para descrever redes que não fossem TCP/IP. 

Falando mais especificamente, há uma diferença óbvia entre os dois modelos que é o número de camadas: OSI tem sete camadas e o TCP/IP tem quarto camadas.

Comentários

Postagens mais visitadas